sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nanogerador piezoelétrico alimenta sensores implantáveis



Imagem Stevens Institute of Technology

A equipe do Dr. Shi Yong, do Instituto de Tecnologia Stevens, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia ultra miniaturizada que transforma energia mecânica em energia elétrica usando nanofibras piezoelétricas.

Os minigeradores têm potencial para alimentar equipamentos eletrônicos de baixo consumo de energia, como sensores, circuitos eletrônicos flexíveis e biossensores implantáveis.

O avanço está na incorporação do nanogerador em um polímero biocompatível, preparando o dispositivo para funcionar em contato ou no interior do corpo humano. A maioria dos experimentos na área vem focando a fabricação de tecidos inteligentes.

Outra possibilidade de aplicação dos nanogeradores é na alimentação de nanossensores no interior do corpo humano, que se tornarão capazes de transmitir dados continuamente por meio de conexões sem fios, alertando o paciente sobre qualquer disfunção em seu organismo. [Leia+]


"A tecnologia dos nanogeradores, graças à sua ultra miniaturização, pode permitir o aproveitamento da energia mecânica do próprio organismo, como o movimento do sangue ou os movimentos peristálticos, para gerar a energia necessária para alimentar esses aparelhos."


Um comentário:

Ricardo Tamosaitis disse...

Caretao esse prof japa por um acaso ganhou o nobel deste ano?